Impacto Social das Energias Renováveis

As fontes mais utilizadas para geração de energia elétrica ainda são fósseis e não renováveis como o petróleo, o carvão mineral e o gás natural.

Ainda que a substituição da infraestrutura de combustíveis fósseis leve um tempo, as fontes de energias renováveis tornaram-se um recurso essencial para o desenvolvimento sustentável. 

Com o tempo, estão ganhando mais força no crescimento e aplicação dentro das indústrias e nos ambientes domésticos, sendo uma alternativa para reduzir os efeitos das mudanças climáticas.

Investir na disseminação da sua importância e a conscientização dos efeitos positivos da utilização de fontes renováveis são passos importantes para reduzir o consumo de fontes não renováveis.

O Que São Energias Renováveis e Qual Sua Importância

As energias renováveis são recursos naturais que se renovam e que são abundantes. São inesgotáveis e disponíveis em quase todos os lugares e causam pouco ou nenhum dano ambiental como, por exemplo, a energia solar, eólica e a de biomassa.

As energias renováveis vêm de fontes mais confiáveis, que aumentam a segurança e reduzem os riscos de derramamento de combustíveis, o que já ocorreu diversas vezes com petróleo.

Outro fator importante é que o setor de fontes renováveis precisa de mais mão de obra, gerando mais emprego que o setor de combustível fóssil.

Como as Energias Renováveis Podem ser Usadas

Uma série listada pela EPA (Environmental Protection Agency) descreve estratégias para que governos locais possam obter benefícios econômicos, ambientes, sociais e de saúde humana, através da utilização de energias renováveis.

Por exemplo, focar a eficiência energética em moradias populares ao projetar programas que atendam pessoas de baixa renda.

Os governos podem criar benefícios econômicos, ambientais e de saúde pública para as suas comunidades.

Outra maneira seria os próprios governos locais darem o exemplo e investirem na eficiência energética de novas instalações e de suas operações diárias, motivando assim o setor privado e outras partes interessadas a seguir o mesmo caminho.

Instalações de água e esgoto são outros exemplos de como melhorar a eficiência energética. Nessas instalações, podem ser obtidos uma variedade de benefícios econômicos incluindo redução da poluição do ar e das emissões de gases poluentes, reduzindo os custos de energia utilizados em processos.

Quais São os Impactos Sociais das Energias Renováveis

Uma história incrível durante a pandemia mostra o impacto que causa as energias renováveis em pequenas comunidades.

Lucyline Wanja Silas instalou uma unidade de energia solar de 12 volts em sua casa para ajudar seus filhos a estudarem à noite. 

A instalação acabou se tornando essencial para sua família e seus vizinhos.

Ela ajudou pessoas que estavam sem eletricidade devido a falhas nas linhas de energia em todo o país e por não poderem pagar suas contas depois de perderem o emprego durante a pandemia. 

Parte da população queniana não tem acesso à eletricidade e os que podem ter pagam caro e sofrem com apagões frequentes.

A África sofre de um deficit de energia muito grande. Embora represente 16% da população mundial, consome apenas 3% da energia gerada em todo o mundo. 

Sendo um continente com potencial para difundir as energias renováveis, podem não apenas sair da pobreza energética como também garantirem um desenvolvimento sustentável.

O impacto gerado por energias renováveis vai além da redução de emissão de poluição: geram empregos e qualidade de vida a milhares de pessoas. 

 

É uma necessidade indiscutível o incentivo à produção de energias renováveis para o desenvolvimento sustentável. 

Os impactos sociais gerados podem ser observados nas questões sociais como geração de emprego e levando qualidade de vida para regiões que não tem acesso à eletricidade, como também questões ambientais, reduzindo desastres que já custaram bilhões para diversos países.

Economize 10-30% na conta de energia

Escolha um plano

Faça sua simulação

Preencha as informações abaixo, e receba uma simulação gratuita!

WhatsApp